Futon é um tipo de colchão oriental utilizado na tradicional cama japonesa.

Estima-se que o colchão à base de algodão, tenha sido utilizado há mais de 3.000 anos na China e Japão.

Há controvérsias que o futon tenha tido seu surgimento no Sudeste Asiático, especificamente na Indonésia,

onde era feito com algodão e palha de arroz. Com o passar do tempo esse colchão evoluiu e chegamos

ao que chamamos hoje de futon.

Futon é um PRODUTO, ou seja, um substantivo comum. Futon NÃO É UMA MARCA.

O futon japonês (shikibuton) possui aproximadamente 5 cm de espessura, feito apenas com algodão em mantas e recoberto com tecido 100% algodão. Isto permite que ele seja guardado quando não estiver sendo utilizado. Isto facilita, já que as casas japonesas não possuem muito espaço. Também utilizam o kakebuton que é uma espécie de edredon, que serve para cobrir.

O futon tem como característica principal os chamados " pontos" ou  "nós" os quais fixam o revestimento (tecido) ao enchimento interno ( algodão) o transformando em uma peça única.

O futon oriental adaptou-se perfeitamente ao modo de vida ocidental, surgindo em meados dos anos 70 na Europa e EUA. 

Com a evolução do modo de vida, os futons deixaram apenas de serem utilizados como “ colchões “ e “cobertores” e também passaram a objetos de  mobiliário e decoração.

Nos anos 70, William Brouwer, designer de móveis, convencido pela necessidade de buscar soluções ao problema de espaço nas casas modernas, criou o primeiro sofá-cama especialmente para um futon. Esse modelo foi a base de todos sofás-camas atuais encontrados no mercado, o qual ganhou prêmio Daphne Award em 1983.

Em 2005, a Futon Brasil surgiu, primeiramente, como fábrica, localizada no interior de São Paulo.

Com a crescente demanda, inaugura-se a primeira loja em São Paulo

no ano de 2006.

Atualmente, possuimos lojas localizadas nas cidades de: 

SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E ALPHAVILLE SP - SANTANA DO PARNAÍBA.

A Futon Brasil não terceiriza sua produção. É a única no setor que fabrica tanto futons quanto seus móveis em madeira ( estruturas para sofás-camas, camas, mesas, cadeiras, etc). Por esse motivo, conseguimos aliar qualidade e preço acessível

Nossa filosofia é fabricar produtos que garantam a sustentabilidade da vida em nosso planeta. 100% da madeira utilizada para a produção dos móveis é proveniente de reflorestamento, a qual é certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council).

 

  • Instagram

@futonbrasil

A FUTON BRASIL

 

TIPOS DE FUTONS